Dermocosmético que atua no tratamento tópico da
acne vulgar leve (cravos e espinhas), com ação bactericida, redutor da oleosidade, antisséptica e
esfoliante. Ação que é potencializado pela associação do Peróxido de Benzoíla com seu potente efeito secativo.
Peróxido de Benzoíla
É um agente queratolítico que possui efeito oxidante, irritante e anti-séptico capaz de provocar a queda da camada córnea da pele ou reduzir sua espessura. O peróxido de benzoíla possui ação anti-seborréica e queratolítica.
Sua eficácia contra o acne é atribuída a duas ações terapêuticas:
1) a ação antibacteriana sobre o Propionibacterium acnes, o agente bacteriano mais importante e freqüente dos folículos sebáceos e comedões da pele acnéica;
2) a ação queratolítica. O mecanismo de ação antibacteriana deve-se à liberação de radicais livres tóxicos para os microrganismos.
O peróxido de benzoíla pode possuir atividade seboestática, pois é freqüente observar uma redução dos lipídeos superficiais e ácidos graxos livres da pele durante o tratamento. Absorve-se na pele, é metabolizado a ácido benzóico e posteriormente excretado como benzoato pela urina. Não há casos registrados de toxicidade sistêmica causada pelo fármaco. Tem ação bactericida por liberar oxigênio gradualmente, principalmente contra bactérias anaeróbias ou microaerofílicas. Supõe-se que atue também reduzindo as enzimas bacterianas, do tipo lípase, que são responsáveis pela formação de ácidos graxos livres, irritantes.
Enxofre
Tem ação anti-séptica, anti-seborréica e queratolítica. É usado em formulações clássicas para acne, rosácea e dermatite seborréica. Tem também ação escabicida e é indicado principalmente quando há infecção secundária. Por ser menos irritante e tóxico que outros agentes escabicida, é particularmente indicado para crianças e gestantes.
Composição
Peróxido de Benzoíla, Enxofre, Gel qsp
Modo de Uso
Aplicar sobres as acnes duas vezes ao dia.
“Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!”
“Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista”