Conheça o espaço Sua Saúde
Agora você também pode usar o serviço de Teleinterconsulta: um atendimento exclusivo, realizado por uma pessoa farmacêutica e médica, em um ambiente seguro, totalmente sigiloso
Esta é uma infecção causada pelo vírus Varicela Zoster, o mesmo responsável pela catapora. A Herpes Zoster ocorre a partir da reativação do vírus, ou seja, apenas quem teve catapora antes pode sofrer com essa doença. A vacinação é a melhor forma de aumentar a sua proteção, agende uma consulta médica e peça sua receita para a vacina Herpes Zoster.
Ela tem como objetivo reduzir os riscos de contaminação viral e amenizar os sintomas, caso o indivíduo seja infectado. A medicação é administrada via subcutânea em duas doses. Vale a pena lembrar que a vacina não é uma forma de tratamento, mas sim de prevenção.
A principal complicação evitada a partir da vacinação é a neuropatia pós-herpética. Ela gera dor crônica prolongada nos pacientes.
A principal diferença é que a vacina contra Varicela é administrada durante a infância e renovada quando adulto, ao contrário da Herpes Zoster que geralmente só é receitada para adultos.
Idosos e pessoas com baixa imunidade fazem parte do grupo de risco para desenvolver a doença.
A imunização é recomendada para pessoas que tem mais de 50 anos e para quem já teve catapora.
Para tomar a vacina é necessário de receita médica. Em caso de dúvida, converse com seu médico.
Entre as mais comuns da vacina contra a Herpes Zoster estão dor de cabeça e muscular, além de possíveis reações no local da injeção. Elas acontecem devido à liberação de citocinas inflamatórias e fazem parte da resposta imunológica.
Dentre as reações muito comuns, podemos citar coceira no local da aplicação, dor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão;
A fadiga também pode ocorrer como reação comum. O corpo passa a mobilizar recursos para combater a possível infecção causada pela vacina.
Nisso, também fazem parte das reações mais comuns a febre e os calafrios. O organismo tende a aumentar a temperatura para combater as infecções, e os calafrios são uma resposta direta ao aquecimento do corpo.
Pessoas com hipersensibilidade aos componentes ou a qualquer substância ativa da vacina, não devem ser vacinadas. Também é recomendado adiar a vacinação em caso de febre.
Outros grupos que também não podem receber a vacina, são:
Pessoas imunodeprimidas devem consultar um pessoa médica antes de tomar a vacina.
Manter o esquema vacinal em dia é a melhor forma de proteção. Quando criança, a tetra viral tem o poder de evitar a catapora, que é um pré-requisito para contrair Herpes Zoster.
Se você já teve catapora antes, a melhor forma de prevenção contra a Herpes Zoster é por meio da vacinação.
Se a manifestação da doença aconteceu há menos de seis meses, a vacinação não poderá ser feita. Ela só pode ser aplicada seis meses após a última aparição dos sintomas.
Como abordamos na pergunta anterior, não apenas pode, mas deve haver a vacinação em pacientes que já tiveram a doença. Ela pode se manifestar diversas vezes durante a vida, o que reforça a necessidade de proteção.
Contudo, é importante observar o prazo mínimo de seis meses desde a última manifestação de sintomas da doença. Após este período, a vacina pode ser aplicada.
Não. Uma pessoa que nunca teve catapora ou varicela deverá contrair primeiro esta doença antes de haver a manifestação da Herpes Zoster.
Após a recuperação, o vírus pode permanecer no corpo e, em algum momento, se reativado, levar ao desenvolvimento desta patologia.
A Shingrix é uma opção eficaz e duradoura que reduz o risco do indivíduo desenvolver a doença e suas complicações. A vacina é aprovada pela Anvisa, sendo composta de uma proteína (glicoproteína E) do vírus da Varicela Zoster. É a melhor opção para proteger você e sua família.
Entre em contato com a farmácia para consultar o preço, o pagamento é feito diretamente na loja. A vacina completa tem o esquema de duas doses.
A vacina Shingrix, que é a mais moderna, é aplicada via intramuscular.
Ao receber a vacina, o sistema imunológico reconhece a forma modificada do vírus e começa a produzir anticorpos e células de defesa para combatê-lo. Neste caso, a contaminação auxilia o corpo na construção de sua própria proteção contra a Herpes Zoster, tornando-o menos suscetível a essa doença e às complicações associadas a ela.
A Shingrix é uma vacina inativada, que consiste em partículas virais que não são capazes de produzir doenças.
Não. A proteção pela vacina Shingrix tem duração de 4 anos.
A gripe não é uma contraindicação formal para a aplicação da vacina. Contudo, em casos de doenças febris que comprometam o estado geral do paciente, é aconselhado esperar para ser medicado.
Vacinas que são atenuadas, como o caso da Shingrix, geralmente, são contraindicadas para grávidas. Porém, a gestante pode consultar seu obstetra para uma avaliação médica pessoal.
Esta é uma infecção causada pelo vírus Varicela Zoster, o mesmo responsável pela catapora. A Herpes Zoster ocorre a partir da reativação do vírus, ou seja, apenas quem teve catapora antes pode sofrer com essa doença. A vacinação é a melhor forma de aumentar a sua proteção!
Isso pode variar de pessoa para pessoa. Por isso é importante, ao notar qualquer sintoma, procurar uma pessoa médica.
Como descobrir se tenho herpes zoster?
Os principais sintomas são:
A intensidade pode mudar de acordo com o estágio da doença, por isso é importante se consultar com uma pessoa médica da sua confiança. Assim você garante o diagnóstico correto.
É indicada para pessoas que já tiveram catapora, estejam na faixa dos 50 e/ ou que tenham recebido orientação médica.
A Drogasil é uma das primeiras farmácias a ser aprovada no rígido protocolo de vacinação particular da Anvisa;
Segurança: isso significa que nossas unidades são seguras e nossos profissionais passaram por um criterioso processo de treinamento;
Oferecemos testes de gravidez, Covid-19 e exames, como o de hemoglobina glicada. Além de vacinas contra dengue, hepatite B, HPV e mais.
Agora você também pode usar o serviço de Teleinterconsulta: um atendimento exclusivo, realizado por uma pessoa farmacêutica e médica, em um ambiente seguro, totalmente sigiloso