Descrição do Produto
No Brasil a máscara de proteção facial filtrante recebe a nomenclatura PFF2 (peça facial filtrante), enquanto nos Estados Unidos usa-se N95, que se refere a uma classificação para aerossóis, mas elas são similares, assim como a KN95, produzida na China.
Feita em fibra sintética, a PFF2-N95 possui cinco camadas de filtragem, sendo duas camadas de TNT sponbound, duas camadas de meltblow e uma camada de sponbound. A PFF2-N95 é na cor rosa, possui elásticos na orelha de 17,5 centímetros revestidos de poliéster que contribuem para evitar o contato com a área de exposição, e uma tira metálica par a ajuste no nariz.
Os materiais são atóxicos e hipoalérgicos. A máscara é utilizada para conter poeira, névoa, fumo e tem eficácia de 95% na contenção de micropartículas, como as gotículas de saliva, além de micro aerossóis (partículas ainda menores que as gotículas, que permanecem suspensas no ar por algumas horas). Para maior segurança, o respirador N95 da Extecmedical é vedado em todas as extremidades por soldagem eletrônica, ficando livre de costura aparentes ou imperfeições que possam causar um desconforto.
De acordo com a resolução RDC 448 de 15 de dezembro de 2020, as máscaras da Extecmedical são lisas, sem marcas ou grafia no produto conforme exigência da Anvisa. As máscaras são descartáveis, mas caso haja necessidade de reutilização, elas devem ter um descanso de 7 a 10 dias em local sem exposição ao sol, seco e arejado. É necessária a atenção na pós-lavagem observando se ela mantem a vedação e se não há desgastes que podem interferir na funcionalidade. Por isso é bom ter mais de uma máscara PFF-2 (N-95), se possível, uma para cada dia da semana.
PFF2-S EXMEDI - Relatório de Ensaio
Nº LEP/414.324/1/B/21
VIDA ÚTIL : Descarte o respirador após no máximo o uso por um turno de trabalho, se aplicável. (conforme NBR 13698). Substitua-o quando estiver rasgado, saturado ou com elástico solto ou rompido. A saturação varia em função da concentração dos contaminantes, frequência respiratória do usuário, temperatura e umidade relativa do ambiente que devem ser avaliados pelo responsável sobre a determinação do uso de EPI. Produto sem manutenção e de uso pessoal e intransferível. (1) Além dos ensaios mencionado nas notas (2) e (3), outros são requeridos pela norma NBR 13698, tais como Inflamabilidade, tração na válvula de exalação, vazamento na válvula de exalação, entre outros. Somente após comprovação de eficiência em todos os requisitos o respirador é considerado aprovado e recebe o Certificado INMETRO(2) Ensaios são realizados em laboratório, em equipamento utilizando aerossol de cloreto de sódio (NaCl) com diâmetro entre 0,3 e 0,6 mícron e vazão de ar igual a 95 litros/min. (3) Ensaio realizado em laboratório, em equipamentos com fluxo contínuo de ar de 30, 95 e 160 litros/min. Este produto também oferece BFE (Eficiência de Filtração Bacteriológica)* >99% contra bioaerossóis potencialmente contaminados, gerados pelo usuário do respirador, o que lhe permite ser utilizado também como máscara cirúrgica em procedimentos que requerem a proteção do campo estéril. * Eficiência de Filtração Bacteriológica (BFE) determinada segundo o método ASTM F2101 (Standard Test Method for Evaluating the Bacterial Filtration Efficiency – BFE – of Medical Face Mask Materials, Using a Biological Aerosol of Staphylococcus aureus).
EXMEDI COMERCIO DE PRODUTOS MEDICOS E HOSPITALARES LTDA - CNPJ: 41.843.247/0001-57 -