A camomila romana, também conhecida como camomila-de-paris, macela, mançanila ou camomila é uma erva perene da família das asteráceas, nativa da Europa. Os antigos egípcios consagravam-na ao Deus Sol Rá e os médicos gregos prescreviam-na para cuidar de todo tipo de febre e também para untar o corpo.
Era conhecida dos saxões como maythen e era uma das nove ervas sagradas da Lacnunga, o antigo texto anglo-saxão, a camomila é famosa há muito tempo pelos seus poderes
curativos. O nome camomila deriva da expressão grega Kamai melon, que significa "maçã da terra". É conhecida como a "médica das plantas", porque cura as plantas vizinhas das suas doenças.
Suas principais propriedades são: excelente calmante, sedativo, anti-inflamatório, analgésico, antianêmico carminativo, digestivo e sedativo neural. No emocional, desenvolve amor e o senso de perdão nas pessoas, útil para pessoas que sofreram choques profundos e ameniza stress pós-operatório.
Recomendação de uso: Na aromatização, pingue de 6 a 15 gotas em um difusor de ambiente e de 1 a 2 gotas em um colar aromatizador pessoal. Na inalação direta, pingue de 3 a 6 gotas em água recém fervida ou vaporizador, direcionando o vapor para inalação. Em cosméticos, use de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (para cada 100ml de base, utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial). Em massagens, use de 3% a 5% de diluição (para cada 100ml de óleo carreador utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial).
Composição: Óleo Essencial de Camomila-Romana 10%.