As árvores conhecidas como "dragão" ou "sangue-de-dragão" são reconhecidas pela seiva de coloração avermelhada, que verte de seu tronco, e destacam-se pelo alto potencial cicatrizante. Popularmente diferentes árvores ao redor do mundo são conhecidas por este nome, mas apesar de pertencerem às famílias botânicas distintas e provirem de terras tão distantes umas das outras, apresentam propriedades curativas comuns entre si.
No Peru, Equador, Colômbia e norte do Brasil (Amazônia) encontramos a espécie Croton lechleri (Euphorbiaceae), que atualmente é a espécie mais pesquisada fitoquimicamente. A oleorresina é o extrato obtido a partir da exsudação da casca da árvore. Quando a casca da árvore de sangue-de-dragão é cortada é exsudado uma seiva/resina de coloração avermelhada. Os principais princípios ativos encontrados em sua seiva são taninos (dimetilcedrusina, etc), polifenóis (ácido gálico, etc), alcalóides (taspina), proantocianinas, esteróides (sitosteróis e catequinas), saponinas e lignanas.
ATENÇÃO! A oleorresina de sangue-de-dragão não é um óleo essencial e não possui terpenos em sua composição, não devendo, portanto, ser confundido com este. Apresenta consistência naturalmente mais espessa e o seu uso não é indicado para difusores ultrassônicos, podendo ocasionar entupimentos.
Principais propriedades: Potente regenerador celular e cicatrizante, utilizado em queimaduras, feridas, estanque de ferimentos, escaras, potencial para coadjuvar no cuidado de feridas diabéticas, úlceras crônicas, prevenção e cuidado de estrias e picadas de inseto. É um potente
antioxidante, utilizado no cuidado de peles maduras ou precocemente envelhecidas. Apoia o combate de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele. Contribui para o tratamento de
acne, reduz a oleosidade excessiva da pele e fechamento de poros abertos. Antisséptico e antimicrobiano, apoia o sistema imunológico na prevenção e cuidado de infecções de natureza viral, bacteriana e fúngica. Pode coadjuvar no cuidado de infecções respiratórias, gripes, resfriados, sintomas de herpes simplex, úlceras estomacais e micoses.
Recomendação de uso: Bochechos para aftas, usar 5 gotas em um pouco de água para bochechar 3 vezes ao dia. Em aftas, pode ser passada a seiva pura no local. Feridas e queimaduras, usar de 20 a 40 gotas diluídas em 100mL de soro fisiológico ou água filtrada, borrifar na área de 2 a 3 vezes ao dia. Em ferimentos pequenos, pode aplicar puro (por exemplo, picadas de insetos). Em cosméticos, utilizar cerca de 25 a 45 gotas para cada 100g de creme ou gel.
ATENÇÃO: De modo geral, as oleorresinas são tradicionalmente empregadas em aplicações cosméticas, alimentícias, industriais e também em preparações terapêuticas. O seu uso, no entanto, não é recomendado para aplicação em difusores, pois agregam moléculas que não evaporam.