Tamanho do texto
Tamanho do texto
Bula Biquiz
Princípio Ativo: aripiprazol
Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.
Para que o Biquiz é indicado?
Esquizofrenia Biquiz é indicado para o tratamento de esquizofrenia.Transtorno Bipolar
- Monoterapia
- Terapia Adjuntiva (terapia complementar à terapia principal)
Como devo usar o Biquiz?
Biquiz deve ser utilizado exclusivamente por via oral.Esquizofrenia A dose de início e a dose alvo recomendadas para Biquiz é de 10 mg/dia ou 15 mg/dia uma vez ao dia, independente das refeições. Em geral, os aumentos na dosagem não devem ser feitos antes de duas semanas, o tempo necessário para se atingir o estado de equilíbrio.Tratamento de Manutenção: Seu médico deverá reavaliá-lo periodicamente, para determinar a necessidade de continuar com o tratamento de manutenção.
- Troca de outros antipsicóticos
Como o Biquiz funciona?
O mecanismo de ação do aripiprazol, como ocorre com outras drogas eficazes no tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar, é desconhecido. No entanto, foi proposto que a eficácia do aripiprazol é mediada por efeitos em receptores no sistema nervoso central. A atividade de Biquiz é principalmente devida à droga inalterada, aripiprazol, e em menor medida ao seu metabólito principal, dehidro-aripiprazol.
Quando não devo usar o Biquiz?
Você não deve usar Biquiz se for hipersensível ao aripiprazol (substância ativa deste medicamento) ou qualquer um dos seus excipientes. As reações podem variar de prurido/urticária à anafilaxia.
O que devo saber antes de usar o Biquiz?
Uso em pacientes idosos com psicose associada à demência
- Aumento da mortalidade em pacientes idosos com psicose associada à demência
- Eventos adversos cardiovasculares, incluindo AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Experiência de segurança em pacientes idosos com psicose associada à Doença de Alzheimer
- Gravidez
- Trabalho de parto
- Uso por lactantes
- Uso pediátrico
- Uso geriátrico
- Interações Medicamentosas
- Potencial de outras drogas afetarem aripiprazol
- Potencial de aripiprazol afetar outras drogas
- Álcool
- Drogas sem interações clinicamente importantes com aripiprazol
- Anormalidades em testes laboratoriais
- Alterações no ECG
- Interação com nicotina
- Interação com alimentos
Quais os males que o Biquiz pode me causar?
As reações adversas, listadas abaixo, foram consideradas possivelmente associadas ao uso de aripiprazol durante os estudos realizados com o medicamento. As frequências da ocorrência das reações adversas, fornecem uma estimativa à incidência com que elas possam ocorrer e, representam a proporção de pacientes do estudo que apresentaram o evento adverso no mínimo uma vez. As reações adversas mais comuns em pacientes adultos em estudos clínicos (≥ 10%) foram náusea, vômito, constipação, cefaleia, vertigem (sensação de perda de equilíbrio), acatisia (transtorno do movimento caracterizado pela sensação de inquietude interna, irritabilidade, desassossego ou incapacidade de ficar parado), ansiedade, insônia e inquietação.Experiência de estudos clínicosEsquizofrenia
- Reações adversas comumente observadas
- Monoterapia
- Reações adversas menos comuns
- Distúrbios oculares:
- Distúrbios gastrintestinais:
- Distúrbios gerais:
- Distúrbio musculoesquelético e do tecido conjuntivo:
- Distúrbios do sistema nervoso:
- Transtornos psiquiátricos:
- Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais:
- Terapia adjuntiva com mania bipolar
- Reações adversas comumente observadas
- Reações adversas menos comuns
- Distúrbios gastrintestinais:
- Infecções e infestações:
- Investigações:
- Distúrbios do sistema nervoso:
- Transtornos psiquiátricos:
- Esquizofrenia
- Distonia
- Ganho de Peso
- Reações adversas em estudo de longo prazo
- Outras reações adversas observadas durante a avaliação pré-comercialização de aripiprazol
- Comum (frequente):
- Incomum (infrequente):
- Raro:
- Distúrbios do sistema linfático e sanguíneo:
- Distúrbios cardíacos:
- Distúrbios oculares:
- Distúrbios gastrointestinais:
- Distúrbios gerais e condições no local de administração:
- Distúrbios hepatobiliares:
- Distúrbios do sistema imunológico:
- Lesões, intoxicação e complicações do procedimento:
- Investigações:
- Distúrbios metabólicos e nutricionais:
- Distúrbio musculoesquelético e do tecido conjuntivo:
- Distúrbios do sistema nervoso:
- Transtornos psiquiátricos:
- Distúrbios renais e urinários:
- Distúrbios do sistema reprodutor e das mamas:
- Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais:
- Distúrbios cutâneos e subcutâneos:
- Distúrbios vasculares:
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Biquiz?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC). Proteger da luz e umidade. Prazo de validade: até 24 meses após a data de fabricação. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas:
- 10 mg:
- 15 mg:
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Biquiz?
Se você esqueceu de tomar Biquiz, você deve tomá-lo assim que lembrar, mas não tome duas doses no mesmo dia. Em caso de dúvidas, procure orientação de seu médico.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Biquiz?
As reações adversas comuns (relatadas em, no mínimo, 5% de todos os casos de superdosagem) relatadas na superdosagem de aripiprazol (isolado ou combinado a outras substâncias) incluem vômito, sonolência e tremores. Outros sinais e sintomas incluem acidose, agressividade, aspartato aminotransferase elevado, fibrilação atrial, bradicardia, coma, estado de confusão, convulsão, creatinofosfoquinase sérica elevada, nível de consciência deprimido, hipertensão (aumento da pressão arterial), hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue), hipotensão (pressão arterial baixa), letargia (perda de sensibilidade ou do movimento ou da consciência), perda de consciência, prolongamento do complexo QRS, prolongamento do QT, pneumonia por aspiração, parada respiratória, condição epiléptica e taquicardia (frequência cardíaca anormal). Não há informações específicas sobre o tratamento da superdosagem com aripiprazol. Deve ser realizado um eletrocardiograma em caso de superdosagem. Se houver prolongamento do intervalo QT, deve-se fazer o monitoramento cardíaco. De outra forma, a conduta em caso de superdosagem deve se concentrar em terapia de apoio, mantendo as vias aéreas adequadas, oxigenadas e ventiladas, além de tratar os sintomas. Deve-se manter uma supervisão e um monitoramento médico rigoroso até a recuperação do paciente.Carvão vegetal: a administração precoce de carvão vegetal pode ser útil para evitar parcialmente a absorção de aripiprazol.Hemodiálise: é improvável que a hemodiálise seja útil na resolução da superdosagem, já que aripiprazol tem grande afinidade com as proteínas séricas. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Comprimido. Embalagens com 10 ou 30 comprimidos de 10 mg. Embalagens com 10 ou 30 comprimidos de 15 mg. Uso Oral, Uso Adulto.
Composição
Cada comprimido de 10 mg contém:aripiprazol ................... 10 mgExcipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio e corante óxido de ferro vermelho.Cada comprimido de 15 mg contém:aripiprazol ................... 15 mgExcipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio e corante óxido de ferro amarelo.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA. Nº do lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho. MS: 1.0372.0301 Farm. Resp.: Dra. Silmara Souza Carvalho Pinheiro. CRF-SP n° 37.843 Registrado por: Supera Farma Laboratórios S.A. Avenida das Nações Unidas, 22532, bloco 1, Vila Almeida – São Paulo – SP. CNPJ: 43.312.503/0001-05 Indústria Brasileira Fabricado por: CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. Rod. Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira / SP Comercializado por: Supera RX Medicamentos Ltda. Pouso Alegre - MG Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em (13/02/2020).
Quanto custa o Biquiz?
Tópicos da bula
Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação:
- Para que o Biquiz é indicado?
- Como devo usar o Biquiz?
- Como o Biquiz funciona?
- Quando não devo usar o Biquiz?
- O que devo saber antes de usar o Biquiz?
- Quais os males que o Biquiz pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Biquiz?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Biquiz?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Biquiz?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?