Bula Calcort
Princípio Ativo: deflazacorte
Para que o Calcort é indicado?
Como devo usar o Calcort?
Como o Calcort funciona?
Quando não devo usar o Calcort?
- Pacientes com hipersensibilidade ao deflazacorte ou a qualquer um dos componentes da fórmula;
- Pacientes que estejam recebendo imunização (vacina de vírus vivo) (possibilidade de disseminação de vírus vivos e/ou falha na resposta das células de defesa).
O que devo saber antes de usar o Calcort?
- A supressão da função hipotálamo-hipófise-adrenal (bloqueio da atividade de algumas glândulas localizadas no cérebro) induzida por glicocorticoides é dependente da dose e duração do tratamento.
- O restabelecimento ocorre gradualmente após redução da dose e interrupção do tratamento. Entretanto, uma relativa insuficiência pode persistir por alguns meses depois da suspensão do tratamento; portanto, em qualquer situação estressante, o tratamento deve ser reinstituído.
- Cardiomiopatias (doenças que afetam o músculo do coração) ou insuficiência cardíaca congestiva (devido ao aumento da retenção de água) (condição em que o coração é incapaz de bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo), hipertensão (pressão arterial elevada), manifestações tromboembólicas (obstrução de um vaso sanguíneo por um coágulo de sangue na corrente sanguínea).
- Os glicocorticoides podem causar retenção de sal e água e aumento da excreção de potássio. Pode ser necessário adotar uma dieta com suplementação de potássio e restrição de sal.
- Gastrite (inflamação do estômago) ou esofagite (inflamação do esôfago), diverticulite (inflamação do intestino grosso), colite ulcerativa, anastomose intestinal recente (junção cirúrgica entre segmentos do intestino), úlcera péptica ativa ou latente (lesão localizada no estômago ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos).
- Diabetes mellitus, osteoporose, miastenia grave [doença que acomete os nervos e os músculos (neuromuscular), cuja principal característica é a fadiga], insuficiência renal (redução da função dos rins).
- Instabilidade emocional ou tendências psicóticas (alterações comportamentais): reações adversas psiquiátricas graves podem ocorrer com esteroides sistêmicos. A maioria das reações melhora após redução da dose ou descontinuação do medicamento, embora tratamento específico possa ser necessário.
- Epilepsia (crises convulsivas).
- Hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônio pela glândula tireoide) e cirrose (condição em que o tecido fibroso invade qualquer órgão, geralmente fígado e vesícula biliar), condições que podem aumentar os efeitos dos glicocorticoides.
- Herpes simplex ocular (infecção da córnea por um vírus) devido à possível perfuração da córnea.
- O uso pediátrico prolongado pode suprimir o crescimento e o desenvolvimento.
Quais os males que o Calcort pode me causar?
As seguintes taxas de frequência CIOMS são utilizadas, quando aplicável:
- Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Desconhecido (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis).
Os glicocorticoides causam reações adversas, as quais são relacionadas com a dose e duração do tratamento, incluindo:
Distúrbios Endócrinos:
- Comum: aumento de peso.
- Incomum: supressão da função hipotalâmica-hipófise-adrenal, alterações corporais [distribuição cushingoide (distribuição irregular na gordura corporal), "cara de lua cheia", hirsutismo (crescimento excessivo de pelos no corpo, com distribuição normal ou anormal), amenorreia (ausência de menstruação) e Diabetes mellitus.
- Desconhecido: insuficiência adrenal aguda após descontinuação do tratamento (vide O que devo saber antes de usar este medicamento - Precauções) e diminuição do crescimento em crianças.
Distúrbios Oculares:
- Desconhecido: catarata posterior subcapsular, glaucoma (aumento da pressão intraocular), coriorretinopatia (caracterizado pelo deslocamento seroso da retina na região macular), visão turva.
Distúrbios Gastrintestinais:
- Incomum: dispepsia (má digestão), ulceração péptica, hemorragia e náusea.
- Desconhecido: perfuração da úlcera péptica e pancreatite aguda (inflamação do pâncreas), especialmente em crianças.
Distúrbios Gerais e condições no local da administração:
- Incomum: inchaço.
Distúrbios do Sistema Imunológico:
- Incomum: reações alérgicas.
Infecções e Infestações:
- Incomum: aumento da suscetibilidade às infecções.
Distúrbios de Metabolismo e Nutricionais:
- Incomum: alterações do equilíbrio hidroeletrolítico (equilíbrio das quantidades de sais e líquidos no corpo) e hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue) quando coadministrado com agonistas beta-2 e xantinas (vide O que Devo Saber Antes de Tomar este Medicamento - Precauções e Interações Medicamentosas).
Distúrbios Músculoesqueléticos e do Tecido Conjuntivo:
- Incomum: perda de massa óssea (fraturas).
- Raro: perda de massa muscular.
- Desconhecido: osteonecrose avascular (morte do osso por perda de suprimento sanguíneo), miopatia - doença muscular (miopatia aguda pode ser precipitada por relaxantes musculares não-despolarizantes), tendinite e ruptura de tendão quando coadministrado com quinolonas (vide O que devo saber antes de usar este medicamento - Advertências).
Distúrbios do Sistema Nervoso:
- Incomum: cefaleia (dor de cabeça) e vertigem (tontura).
- Desconhecido: pseudotumor cerebral (doença que simula um tumor cerebral, caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio) em crianças.
Distúrbios Psiquiátricos:
- Incomum: distúrbios de sono, alteração de humor, depressão, nervosismo e confusão.
- Desconhecido: insônia, sonhos anormais, choro, distúrbio emocional, comportamento anormal, euforia (sentimento exagerado de bem-estar emocional e físico), inquietação, hipomania (alteração de humor semelhante à mania, porém com menor intensidade), ansiedade, agitação, neurose, desorientação, psicose e alucinação (vide O que Devo Saber Antes de Usar Este Medicamento? - Precauções).
Distúrbios da Pele e Tecido Subcutâneo:
- Incomum: acne e estria.
- Raro: fragilidade da pele.
- Desconhecido: afinamento da pele.
Distúrbios Vasculares:
- Raro: hematomas.
- Desconhecido: tromboembolismo em particular em pacientes com condições de base associadas a tendência trombótica aumentada (vide O que devo saber antes de usar este medicamento? – Precauções e Advertências).
Distúrbios Endócrinos:
- Desconhecido: Crise de feocromocitoma (tumor da glândula supra-renal) (vide O que devo saber antes de usar este medicamento?).
Aplicáveis a hidrocortisonas sistêmicas
Distúrbios Cardíacos:
Miocardiopatia hipertrófica (aumento do coração) em bebês prematuros.
Outras reações observadas foram balanço negativo de nitrogênio, hipertensão intracraniana (aumento da pressão dentro do crânio), convulsões e atraso no processo de cicatrização.
Tem-se evidenciado uma menor incidência de reações adversas a nível ósseo e do metabolismo dos carboidratos com deflazacorte quando comparado a outros glicocorticoides.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Calcort?
CALCORT deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da luz.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento:
- CALCORT 6 mg: Comprimido redondo, branco com gravação de uma cruz sobre uma face e número 6 sobre a outra face.
- CALCORT 30 mg: Comprimido redondo, branco com gravação de uma cruz sobre uma face e número 30 sobre a outra face.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Calcort?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Calcort?
SintomasRelatos de superdose têm sido raros. Os relatos foram associados a sintomas consistentes com efeitos farmacológicos exagerados da substância ativa e não resultaram em morte.
CondutaNa superdose aguda, recomenda-se tratamento de suporte sintomático. A DL 50 oral é maior que 4000 mg/kg em animais de laboratório.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Composição
Cada comprimido contém 6 mg de deflazacorte.
Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, celulose microcristalina e estearato de magnésio.
CALCORT 30 mg:Cada comprimido contém 30 mg de deflazacorte.
Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, celulose microcristalina e estearato de magnésio.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
MS 1.1300.0201Farm. Resp.: Silvia Regina BrolloCRF-SP 9.815
Registrado por:Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.Av. Mj. Sylvio de M. Padilha, 5200 – São Paulo – SPCNPJ 02.685.377/0001-57Indústria Brasileira
Fabricado por:Sanofi S.p.A.Strada Statale 17, km 22 - 67019 - Scoppito – Itália
Importado e embalado por:Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SPCNPJ 02.685.377/0008-23Marca Registrada
IB280417
Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 12/06/2017.
Quanto custa o Calcort?
Tópicos da bula
- Para que o Calcort é indicado?
- Como devo usar o Calcort?
- Como o Calcort funciona?
- Quando não devo usar o Calcort?
- O que devo saber antes de usar o Calcort?
- Quais os males que o Calcort pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Calcort?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Calcort?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Calcort?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?