Bula Ghemaxan
Princípio Ativo: enoxaparina sódica
Para que o Ghemaxan é indicado?
Como devo usar o Ghemaxan?
- Preparo do local para injeção:O local recomendado para injeção é na gordura da parte inferior do abdômen, pelo menos 5 centímetros de distância do umbigo para fora e em ambos os lados. Antes da injeção, lavar as mãos. Limpar (não esfregar) com álcool o local selecionado para injeção. Você deve selecionar um local diferente do abdômen inferior a cada aplicação.
- Para as doses de 20 mg e 40 mg:Retire a capa protetora da agulha (figura 1).Uma gota pode aparecer na ponta da agulha. Caso isto ocorra, remova-a antes de injetar o medicamento através de batidas suaves no corpo da seringa com a agulha apontada para baixo Não expelir qualquer bolha de ar da seringa antes de administrar a injeção, isso pode resultar em redução de dose.
- Para as doses de 60 mg, 80 mg e 100 mg:Retire a capa protetora da agulha (figura 1). Ajuste a dose a ser injetada (se necessário): A quantidade do medicamento a ser injetada deve ser ajustada dependendo do peso corpóreo do paciente; consequentemente qualquer excesso do medicamento deve ser expelido antes da injeção. Segure a seringa apontando para baixo (para manter a bolha de ar na seringa) e expelindo o excesso do medicamento em um recipiente adequado. Quando não houver a necessidade de ajuste da dose, a seringa preenchida está pronta para o uso. Não expelir qualquer bolha de ar da seringa antes de administrar a injeção. Observe que o sistema de segurança é acionado no final da injeção. Nota: Caso o excesso de medicamento não seja expelido antes da aplicação, o dispositivo de segurança não será ativado ao final da injeção.
3) Retire a seringa do local da injeção, mantendo o dedo na haste do êmbolo. Agora você pode liberar a dobra da pele. Para minimizar contusões, não esfregue o local da injeção após a conclusão da injeção.
4a) Para as seringas preenchidas equipadas com um sistema de proteção de agulha.
Após terminar a injeção, segure firmemente o tubo da seringa com uma mão. Com a outra mão, segure a base, "asas", da seringa e puxe-a até ouvir um clique. Agora a agulha usada está completamente protegida. O eixo de segurança é fornecido com uma trava para destravar e travar o sistema. Descartar imediatamente a seringa em um recipiente apropriado.
Técnica de injeção intravenosa (bolus) – Apenas para a indicação de tratamento de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST:GHEMAXAN deve ser administrado através de uma linha intravenosa e não deve ser misturado ou coadministrado com outros medicamentos. Para evitar a possibilidade de mistura de GHEMAXAN com outros medicamentos, o acesso intravenoso escolhido deve ser lavado com quantidade suficiente de solução salina ou solução dextrose antes e imediatamente após a administração do bolus intravenoso de GHEMAXAN para limpar o dispositivo de acesso do medicamento. GHEMAXAN pode ser utilizado com segurança com solução salina normal 0,9% ou dextrose a 5% em água.Bolus intravenoso inicial de 30 mg: utiliza-se uma seringa preenchida de GHEMAXAN graduada e despreza-se o excesso do volume, obtendo apenas 30 mg (0,3 mL) na seringa. Injeta-se, então, a dose de 30 mg diretamente na linha intravenosa. Bolus adicional para pacientes submetidos à intervenção coronariana percutânea quando a última dose subcutânea de GHEMAXAN foi administrada há mais de 8 horas antes de o balão ser inflado: para pacientes submetidos à intervenção coronariana percutânea, um bolus intravenoso adicional de 0,3 mg/kg deve ser administrado se a última dose subcutânea de GHEMAXAN foi administrada há mais de 8 horas antes de o balão ser inflado.Para assegurar a precisão do pequeno volume a ser injetado, recomenda-se a diluição do medicamento para uma solução de 3 mg/mL.Para obter uma solução a 3 mg/mL utilizando uma seringa preenchida de 60 mg de GHEMAXAN, recomenda-se usar uma bolsa de infusão de 50 mL (contendo, por exemplo, solução salina normal 0,9% ou dextrose a 5% em água). Com o auxílio de uma seringa, retira-se 30 mL da solução contida na bolsa e despreza-se este volume. Aos 20 mL restantes na bolsa de infusão, injeta-se o conteúdo total de uma seringa preenchida graduada de 60 mg. Mistura-se gentilmente a solução final.Retira-se com uma seringa o volume requerido da solução para administração na linha intravenosa. Recomenda-se que esta solução seja preparada imediatamente antes de sua utilização.Após finalizada a diluição, o volume a ser injetado na linha intravenosa deve ser calculado utilizando-se a seguinte fórmula: [volume da solução diluída (mL) = peso do paciente (kg) x 0,1] ou utilizando a tabela abaixo.Como o Ghemaxan funciona?
Quando não devo usar o Ghemaxan?
O que devo saber antes de usar o Ghemaxan?
- alterações na hemostasia (alteração nos mecanismos que controlam a formação e a dissolução de coágulos);
- histórico de úlcera péptica (úlcera no estômago);
- derrame cerebral recente;
- hipertensão arterial (pressão alta) severa não controlada;
- retinopatia diabética (lesão na retina causada pelas complicações do diabetes mellitus);
- neurocirurgia ou cirurgia oftálmica (no olho) recente;
- uso concomitante de medicamentos que afetem a hemostasia (vide item “4. O que devo saber antes de usar este medicamento? - Interações Medicamentosas”).
Quais os males que o Ghemaxan pode me causar?
- Reação muito comum: ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação comum: ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação incomum: ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação rara: ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação muito rara: ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação com frequência desconhecida (que não pode ser estimada a partir dos dados). As reações adversas observadas pós-comercialização são classificadas como de “frequência desconhecida”.
- Muito comum: hemorragia* (sangramento)
- Rara: hemorragia retroperitoneal (espaço anatômico atrás da cavidade abdominal)
- Comum: hemorragia*
- Muito comum: hemorragia*
- Incomum: hemorragia intracraniana (dentro do crânio), hemorragia retroperitoneal
- Comum: hemorragia*
- Rara: hemorragia retroperitoneal
- Comum: hemorragia*
- Incomum: hemorragia intracraniana, hemorragia retroperitoneal
- Muito comum: trombocitose (aumento de plaquetas > 400.000/mm³)
- Comum: trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas sanguíneas)
- Incomum: trombocitopenia
- Muito comum: trombocitose
- Comum: trombocitopenia
- Incomum: trombocitopenia
- Comum: trombocitose, trombocitopenia
- Muito rara: trombocitopenia imunoalérgica
- Comum: reação alérgica
- Rara: reação anafilática/anafilactoide (tipo de reação alérgica) - ver também experiência pós-comercialização.
- Muito comum: aumento das enzimas do fígado, principalmente transaminases (níveis de transaminases > 3 vezes o limite superior de normalidade)
- Comum: urticária (erupção na pele com coceira), prurido (coceira e/ou ardência), eritema (vermelhidão)
- Incomum: dermatite bolhosa (tipo de reação alérgica na pele)
- Comum: hematoma, dor e outras reações no local da injeção (como edema, hemorragia, hipersensibilidade, inflamação, tumoração (inchaço), dor ou reação não especificada)
- Incomum: irritação no local, necrose na pele do local de injeção
- Rara: hiperpotassemia (aumento do potássio no sangue)
- Distúrbios do sistema imune
- Reação anafilática/anafilactoide, incluindo choque Distúrbios do sistema nervoso
- Dor de cabeça Distúrbios vasculares
- Foram relatados casos de hematoma espinhal (ou hematoma neuroaxial) com o uso concomitante de enoxaparina sódica e anestesia espinhal/peridural ou punção espinhal. Estas reações resultaram em graus variados de lesão neurológica, incluindo paralisia por tempo prolongado ou permanente (vide item “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?”). Distúrbios do sangue e linfáticos:
- Anemia hemorrágica
- Casos de trombocitopenia imunoalérgica com trombose, em alguns casos, a trombose foi complicada por infarto orgânico ou isquemia de extremidade (irrigação deficiente de sangue nas extremidades devido à constrição ou obstrução dos vasos sanguíneos) (vide item “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?)
- Eosinofilia (aumento de um tipo de leucócito no sangue chamado eosinófilo) Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos:
- Vasculite cutânea (inflamação da parede de um vaso), necrose cutânea (morte das células da pele) geralmente ocorrendo no local da administração, (estes fenômenos são geralmente precedidos por púrpura (manchas arroxeadas na pele e nas mucosas) ou placas eritematosas (com vermelhidão, infiltradas e dolorosas), devendo-se interromper o tratamento com GHEMAXAN®
- Nódulos no local de injeção (nódulos inflamatórios que não são inclusões císticas de enoxaparina) que desaparecem após alguns dias e não devem ser motivo para interrupção do tratamento
- Alopecia Distúrbios hepatobiliares:
- Lesão hepatocelular (lesão das células do fígado)
- Lesão colestática (lesão causada pelo acúmulo de bile, devido à redução/obstrução do fluxo de bile) Distúrbios musculoesqueléticos e de tecido conjuntivo
- Osteoporose (doença que atinge os ossos) na terapia prolongada (acima de 3 meses)
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Ghemaxan?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Ghemaxan?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Ghemaxan?
Apresentações
Composição
- 20 mg enoxaparina sódica 20,0 mg, água para injetáveis q.s.p. 0,2 mL
- 40 mg enoxaparina sódica 40,0 mg, água para injetáveis q.s.p. 0,4 mL
- 60 mg enoxaparina sódica 60,0 mg, água para injetáveis q.s.p. 0,6 mL
- 80 mg enoxaparina sódica 80,0 mg, água para injetáveis q.s.p. 0,8 mL
- 100 mg enoxaparina sódica 100,0 mg, água para injetáveis q.s.p. 1,0 mL
Dizeres legais
Tópicos da bula
- Para que o Ghemaxan é indicado?
- Como devo usar o Ghemaxan?
- Como o Ghemaxan funciona?
- Quando não devo usar o Ghemaxan?
- O que devo saber antes de usar o Ghemaxan?
- Quais os males que o Ghemaxan pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Ghemaxan?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Ghemaxan?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Ghemaxan?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais