Bula Glivance
Princípio Ativo: cloridrato de metformina, gliclazida
Para que o Glivance é indicado?
Como devo usar o Glivance?
Como o Glivance funciona?
Quando não devo usar o Glivance?
Você não deve tomar Glivance® XR se:
- tem hipersensibilidade (alergia) à metformina, à gliclazida ou a qualquer outro componente da fórmula;
- sofre de diabetes tipo 1 (insulino-dependente), ou se ocorrer perda grave do controle do diabetes chegando à pré-coma ou cetoacidose diabética (complicação da diabetes com rápida perda de peso, náuseas e vômitos);
- tem mau funcionamento grave dos rins (depuração de creatinina inferior a 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada [TFGe] inferior a 30 mL/min/1,73m²) ou mau funcionamento do fígado;
- tem uma infecção grave ou está desidratado;
- estiver em tratamento para problemas cardíacos, se teve recentemente um ataque cardíaco, tem problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias;
- estiver fazendo uso de miconazol, um medicamento utilizado no tratamento de determinadas micoses;
- ingerir bebidas alcoólicas em excesso (todos os dias ou esporadicamente);
- estiver amamentando.
O uso de Glivance® XR requer cautela se você tiver que passar por exame radiológico ou outros que requeiram a injeção de contrastes contendo iodo ou por cirurgia eletiva de grande porte. Nestes casos, o uso de Glivance® XR deve ser interrompido durante um determinado período de tempo antes e depois do exame ou cirurgia. Seu médico irá decidir se você precisa de outro tratamento durante este período.
O que devo saber antes de usar o Glivance?
- anualmente, se apresentar função renal normal;
- duas a quatro vezes por ano, se estiver com depuração de creatinina entre 45 e 59 mL/min ou TFGe entre 45 e 59 mL/min/1,73m2 e em idosos;
- quatro vezes por ano, se estiver com depuração de creatinina entre 30 e 44 mL/min ou TFGe entre 30 e 44 mL/min/1,73m2.
- miconazol (mesmo em aplicação local);
- meios de contraste contendo iodo.
- danazol;
- fenilbutazona.
- agentes que possuem atividade hiperglicêmica intrínseca (como glicocorticoides e tetracosactida);
- agonistas beta-2 (como ritodrina, salbutamol, terbutalina);
- clorpromazina;
- diuréticos, especialmente os de alça;
- outros agentes antidiabéticos, betabloqueadores, fluconazol, inibidores da angina de conversão da angiotensina, antagonistas de receptor H2, antidepressivos do tipo IMAO, sulfonamidas, claritromicina e anti-inflamatórios não esteroidais;
- agentes para terapia anticoagulante (varfarina);
- transportadores de cátions orgânicos, que incluem diferentes tipos de medicamentos (verapamil, rifampicina, cimetidina, dolutegravir, crizotinibe, olaparibe, daclatasvir, vandetanibe, etc).
Quais os males que o Glivance pode me causar?
Como todos os medicamentos, Glivance® XR pode causar algumas reações desagradáveis; no entanto, estas não ocorrem em todas as pessoas. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de tomar o medicamento.
- Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia, dores no estômago e perda do apetite. Estas reações podem ser evitadas ou diminuídas se a dose for aumentada lentamente e se Glivance® XR for tomado com o café da manhã.
- Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Alterações do paladar.
- Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Distúrbios sanguíneos que podem incluir anemia, leucopenia, trombocitopenia, granulocitopenia (estes são geralmente reversíveis com a descontinuação do medicamento).
- Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): Acidose láctica (ver “Precauções e advertências”). Níveis sanguíneos baixos de vitamina B12 durante tratamentos de longa duração com Glivance® XR. Resultados alterados nos testes de função hepática ou hepatite, que regridem com a descontinuação do tratamento. Suspenda o uso do produto se ocorrer icterícia colestática). Reações cutâneas como eritema, coceira ou urticária.
- Reações de frequência não conhecida (frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): Hipoglicemia (ver “Precauções e advertências”). Distúrbios temporários da visão, que podem ocorrer especialmente no início do tratamento devido a alterações nos níveis de açúcar sanguíneo. Constipação e dispepsia (estas reações podem ser evitadas ou diminuídas se a dose for aumentada lentamente e se Glivance® XR for tomado com o café da manhã). Reações cutâneas, incluindo angioedema, erupções cutâneas maculopapulares e reações bolhosas (como a síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica).
Devido a uma das substâncias ativas do Glivance® XR (gliclazida), também foram observados os seguintes efeitos adversos: casos de eritrocitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica, pancitopenia, vasculite alérgica, hiponatremia.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Glivance?
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características dos comprimidos: Glivance® XR 500 mg/30 mg: comprimidos alongados de camada dupla, com uma camada branca e outra marrom clara, com a inscrição "500" em uma das faces e “30” na outra.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Glivance?
Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Tome a dose seguinte na hora habitual.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Glivance?
APRESENTAÇÕES
- USO ORAL
- USO ADULTO
Composição
Dizeres legais
Quanto custa o Glivance?
Tópicos da bula
- Para que o Glivance é indicado?
- Como devo usar o Glivance?
- Como o Glivance funciona?
- Quando não devo usar o Glivance?
- O que devo saber antes de usar o Glivance?
- Quais os males que o Glivance pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Glivance?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Glivance?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Glivance?
- APRESENTAÇÕES
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?