- Início
- Bulas de A a Z
- Letra L
- Levofloxacino
Bula Levofloxacino
Princípio Ativo: Levofloxacino
Para que o Levofloxacino é indicado?
O levofloxacino é indicado no tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, tais como:
- Infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia.
- Infecções da pele e tecido subcutâneo, complicadas e não complicadas, tais como impetigo, abscessos, furunculose, celulite e erisipela.
- Infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite aguda.
- Osteomielite.
Como as fluoroquinolonas, incluindo levofloxacino, têm sido associadas a reações adversas graves, e pelo fato de que, para alguns pacientes, infecções do trato urinário não complicadas, exacerbações bacterianas agudas de bronquite crônica e sinusite aguda bacteriana podem ser autolimitadas, levofloxacino só deve ser indicado para tratamento destas infecções em pacientes para os quais não existam opções de tratamento alternativas.
Como devo usar o Levofloxacino?
A dose usual para pacientes adultos, com função renal normal, é de 500mg, por via oral, a cada 24 horas. Os comprimidos podem ser ingeridos independentemente das refeições. Caso necessário, a administração de antiácidos contendo cálcio, magnésio ou alumínio, bem como de sucralfato, cátions divalentes ou trivalentes como ferro, ou preparações polivitamínicas contendo zinco deve ser feita duas horas antes ou duas horas após a administração de levofloxacino.
Pacientes idosos: As doses recomendadas são válidas também para pacientes idosos. Não há necessidade de ajuste das doses, desde que esses pacientes não tenham doença nos rins.
Uso em crianças: O levofloxacino não deve ser usado em crianças e adolescentes.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Como o Levofloxacino funciona?
O levofloxacino é um medicamento pertencente ao grupo dos fármacos conhecidos como antibióticos. Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis ao levofloxacino como:
- Aeróbios Gram-positivos: Enterococcus (streptococcus) faecalis; Staphylococcus aureus (MSSA); Staphylococcus epidermidis (MSSE); Staphylococcus saprophyticus; Streptococcus agalactiae; Streptococcus pneumoniae (incluindo cepas de S. pneumonie resistentes a múltiplas drogas [MDRSP*]); Streptococcus pyogenes.
- Aeróbios Gram-negativos: Citrobacter freundii; Enterobacter cloacae; Escherichia coli; Haemophilus influenzae; Haemophilus parainfluenzae; Klebsiella oxytoca; Klebsiella pneumoniae; Legionella pneumophila; Moraxella catarrhalis; Proteus mirabilis; Pseudomonas aeruginosa; Serratia marcescens.
- Outros microrganismos: Chlamydia pneumoniae; Mycoplasma pneumoniae.
A ação do medicamento inicia-se logo após a sua administração, continuando progressivamente com o decorrer do tratamento, até a eliminação da infecção.
Quando não devo usar o Levofloxacino?
Este medicamento é contraindicado se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao levofloxacino, a outros agentes antimicrobianos derivados das quinolonas ou a quaisquer outros componentes da fórmula do produto.
O que devo saber antes de usar o Levofloxacino?
Converse com seu médico se alguma das situações abaixo se aplicar a você:
Reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade (alergia): Reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade (alergia) grave e ocasionalmente fatal foram relatadas em pacientes que receberam tratamento com quinolonas, incluindo o levofloxacino. O tratamento com o levofloxacino deve ser interrompido imediatamente diante do aparecimento da primeira erupção cutânea ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade (alergia).
Eventos decorrentes de mecanismos imunológicos desconhecidos: Eventos graves e algumas vezes fatais devidos a um mecanismo imunológico desconhecido foram relatados em pacientes tratados com quinolonas, incluindo, raramente, o levofloxacino. O medicamento deve ser descontinuado imediatamente diante do aparecimento da primeira erupção cutânea ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade (alergia) e medidas de suporte devem ser adotadas.
Hepatotoxicidade (dano ao fígado): Foram recebidos relatos pós-comercialização muito raros de hepatotoxicidade severa (incluindo hepatite aguda e eventos fatais) de pacientes tratados com o levofloxacino. Caso se desenvolvam, sinais e sintomas de hepatite, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente.
Miastenia grave (doença neuromuscular que causa fraqueza muscular): O levofloxacino pode aumentar a fraqueza muscular em pessoas com miastenia grave. Evite o uso de levofloxacino se você tem histórico conhecido de miastenia grave.
Efeitos no sistema nervoso central: Foram relatados convulsões, psicoses tóxicas e aumento da pressão intracraniana. As reações podem ocorrer após a primeira dose. O medicamento deve ser descontinuado se essas reações ocorrerem.
Rupturas dos tendões: Relatos de ruptura de tendões foram observados em pacientes que receberam quinolonas, incluindo levofloxacino. O tratamento deve ser descontinuado se você apresentar dor, inflamação ou ruptura de tendão.
Outros cuidados: Recomenda-se cuidadoso monitoramento da glicose sanguínea em pacientes diabéticos e evitar exposição excessiva à luz solar. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais os males que o Levofloxacino pode me causar?
Você pode ter efeitos indesejáveis ao usar levofloxacino. Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): infecções como monilíase, insônia, cefaleia, tontura, dispneia, náusea, diarreia e erupção cutânea. Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes): agitação, confusão, depressão, convulsões, função hepática anormal, tendinite, função renal anormal.
Dados de pós-comercialização: Distúrbios muito raros e graves foram relatados, como vasculite, rabdomiólise, insuficiência hepática, taquicardia, entre outros.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Levofloxacino?
Conservação: Conservar em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Aparência: Comprimido oblongo formato de cápsula com vinco, núcleo de cor amarela e revestimento de cor rosa. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observar alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Levofloxacino?
Se você se esquecer de tomar seu medicamento, tome a próxima dose normalmente e continue seu tratamento como recomendado pelo médico. Não dobre a dose.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Levofloxacino?
Se você ingeriu uma grande quantidade de levofloxacino comprimidos e se a ingestão for ainda recente, você deve procurar atendimento médico imediatamente. Pode ser administrado carvão ativado para auxiliar na remoção do fármaco ainda não absorvido. Você deverá ficar em observação e deverão ser tomadas as medidas de hidratação adequadas. O levofloxacino não é removido de maneira eficiente através de hemodiálise ou diálise peritoneal.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Comprimido revestido 500mg. Embalagens contendo 7 e 10 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO
Composição
Cada comprimido revestido contém:
- levofloxacino hemi-hidratado (equivalente a 500mg de levofloxacino)...511,844mg
- Excipiente q.s.p.................................................................1 comprimido
Excipientes: croscarmelose sódica, copovidona, estearilfumarato de sódio, povidona, dióxido de silício, hipromelose/macrogol, corante óxido de ferro vermelho, corante óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio, álcool etílico e água de osmose reversa.
Dizeres legais
M.S. Nº 1.0370.0660
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva, CRF-GO nº 2.659
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA
Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 06/04/2017.
LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A. CNPJ - 17.159.229/0001-76 VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA CEP 75132-140 - Anápolis - GO Indústria Brasileira
Leia Bula PDF
Quanto custa o Levofloxacino?
Tópicos da bula
- Para que o Levofloxacino é indicado?
- Como devo usar o Levofloxacino?
- Como o Levofloxacino funciona?
- Quando não devo usar o Levofloxacino?
- O que devo saber antes de usar o Levofloxacino?
- Quais os males que o Levofloxacino pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Levofloxacino?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Levofloxacino?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Levofloxacino?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
Tópicos da bula
- Para que o Levofloxacino é indicado?
- Como devo usar o Levofloxacino?
- Como o Levofloxacino funciona?
- Quando não devo usar o Levofloxacino?
- O que devo saber antes de usar o Levofloxacino?
- Quais os males que o Levofloxacino pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Levofloxacino?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Levofloxacino?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Levofloxacino?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?