Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula Lune

Princípio Ativo: Hemitartarato de zolpidem

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o Lune é indicado?

Lune é destinado ao tratamento de curta duração da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocasional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura há muito tempo).

Como devo usar o Lune?

Lune age rapidamente e por isso, deve ser sempre administrado imediatamente antes de deitar ou na cama. Lune deve ser administrado em dose única e não deve ser readministrado na mesma noite. Você deve tomar os comprimidos revestidos com líquido, por via oral. O uso prolongado do zolpidem não é recomendado e a duração do tratamento deve ser a menor possível, e assim como com todos os hipnóticos, não deve ultrapassar 4 semanas. O prolongamento do tratamento para além do período máximo não deve ocorrer sem reavaliação do seu estado atual, uma vez que o risco de abuso e dependência aumenta com a duração do tratamento. Somente o seu médico poderá determinar a duração do seu tratamento, levando em conta o tipo de insônia e seu estado clínico. Insônia ocasional: de 2 a 5 dias. Insônia transitória: de 2 a 3 semanas.

  • Adultos abaixo de 65 anos: um comprimido revestido de 10mg por dia.

População especial:

  • Adultos com idade acima de 65 anos ou pacientes debilitados: considerando que pacientes idosos ou debilitados geralmente são mais sensíveis aos efeitos do zolpidem, recomenda-se a administração de ½ comprimido revestido (5mg) por dia. A dose somente deve ser aumentada para um comprimido revestido (10mg) em casos excepcionais. A dosagem não deve exceder 10mg por dia.
  • Pacientes com insuficiência do fígado: considerando que existe uma redução da depuração (clearance) e do metabolismo do zolpidem em pacientes com insuficiência do fígado, recomenda-se a administração de 5mg por dia. Esses pacientes devem ser cuidadosamente monitorados, em especial em pacientes idosos. Caso a resposta clínica em adultos (abaixo de 65 anos) seja inadequada e o medicamento bem tolerado, pode-se aumentar a dose para 10mg.
  • Pacientes pediátricos: a segurança e eficácia do uso de zolpidem não foram estabelecidas em pacientes pediátricos menores de 18 anos. Desta forma, o zolpidem não deve ser prescrito para esta população.

Não há estudos dos efeitos de Lune administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Como o Lune funciona?

Lune é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve Lune para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. O zolpidem tem início de ação dentro de 30 minutos após a ingestão do comprimido revestido, encurtando o tempo de indução ao sono (tempo em que você demora para dormir), reduzindo o número de despertares noturnos e aumentando a duração total do sono, melhorando sua qualidade.

Quando não devo usar o Lune?

Lune não deve ser utilizado em pacientes com: hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa e/ou aguda (dificuldade respiratória), com insuficiência do fígado severa (redução da função do fígado) ou em pacientes que apresentaram comportamento complexo de sono após tomar este medicamento. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência respiratória aguda e/ou severa. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência hepática severa.

O que devo saber antes de usar o Lune?

Advertências: O zolpidem deve ser usado com cautela caso você apresente síndrome da apneia do sono (doença onde ocorre interrupção da respiração durante o sono) e miastenia gravis (doença que acomete os nervos e os músculos (neuromuscular), cuja principal característica é o cansaço). Não use este medicamento se você já apresentou sonambulismo ou outros comportamentos incomuns (como dormir enquanto dirige, se alimenta, faz uma ligação de telefone ou durante o ato sexual etc.) enquanto não está totalmente acordado. Você deve tomar Lune em dose única e não tomar mais de uma dose durante a mesma noite. Deve-se utilizar a menor dose diária efetiva de Lune e não deve exceder 10mg.

  • Risco do uso concomitante com opioides: O uso concomitante de opioides com benzodiazepínicos ou outros fármacos hipnóticos sedativos, incluindo zolpidem, pode resultar em sedação, depressão respiratória, coma e óbito. Em virtude destes riscos, seu médico deverá prescrever o uso concomitante de opioides e benzodiazepínicos apenas se as outras alternativas terapêuticas disponíveis sejam inadequadas para você. Caso seja decidido pela prescrição de zolpidem concomitantemente com opioides, seu médico deverá prescrever a menor dose eficaz com duração mínima de uso concomitante e um acompanhamento de perto deve ser realizado quanto aos sinais e sintomas de depressão respiratória e sedação.
  • Insuficiência respiratória: Como os hipnóticos têm a capacidade de causar depressão respiratória, você deve ter cautela no uso caso tenha a função respiratória comprometida.
  • Insuficiência hepática: Você não deve usar Lune caso tenha insuficiência hepática severa uma vez que pode contribuir para encefalopatia (disfunção cerebral).
  • Tolerância: Alguns sedativos/hipnóticos como o zolpidem podem apresentar perda de eficácia dos efeitos hipnóticos após uso prolongado por algumas semanas.

Quais os males que o Lune pode me causar?

Existem evidências de que as reações adversas, particularmente certas reações no SNC (Sistema Nervoso Central), estão relacionadas com a dose usada de zolpidem. Essas reações, em teoria, devem ser menores se o zolpidem é administrado imediatamente antes de deitar-se ou já na cama. Essas reações ocorrem com mais frequência em pacientes idosos e no início da terapia.

  • Reação muito comum: (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação comum: (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação incomum: (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação rara: (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Reação muito rara: (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
  • Desconhecida: (não podem ser estimados a partir dos dados disponíveis).

Distúrbios do sistema imunológico: Desconhecida: edema angioneurótico.

Distúrbios psiquiátricos: Comuns: alucinações, agitação, pesadelos, depressão. Incomuns: confusão, irritabilidade, inquietação, agressividade, sonambulismo, humor eufórico. Rara: alteração na libido. Muito raras: desilusão e dependência. Desconhecidas: acessos de raiva e comportamento inapropriado, comportamentos complexos de sono, “delirium”. A maioria dos distúrbios psiquiátricos está relacionada com reações paradoxais.

Distúrbios do Sistema Nervoso Central: Comuns: sonolência, dor de cabeça, tontura, insônia exacerbada e distúrbios cognitivos tais como amnésia anterógrada. Incomuns: parestesia, tremor, distúrbio de atenção e distúrbio de fala. Rara: nível de consciência deprimido.

Distúrbios oculares: Incomuns: diplopia e visão turva. Rara: deficiência visual.

Distúrbios respiratórios, torácico e mediastinal: Muito rara: depressão respiratória.

Distúrbios gastrintestinais: Comuns: diarreia, náusea, vômito e dor abdominal.

Distúrbios hepatobiliares: Incomum: aumento das enzimas do fígado. Raras: lesão hepatocelular, colestática ou mista.

Distúrbios do metabolismo e nutricionais: Incomuns: distúrbios do apetite.

Distúrbios da pele e tecido subcutâneo: Incomum: rash, prurido e hiperidrose. Rara: urticária.

Distúrbios musculoesqueléticos e do tecido conjuntivo: Comum: dor nas costas. Incomuns: artralgia, mialgia, espasmos musculares, dor no pescoço e fraqueza muscular.

Infecções e infestações: Comuns: infecção do trato respiratório superior e inferior.

Distúrbios gerais: Comuns: fadiga. Rara: distúrbios de marcha, quedas. Desconhecida: tolerância ao medicamento.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Lune?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Lune apresenta-se como comprimido revestido de coloração branca ou esbranquiçada, biconvexo e de superfície lisa em ambos os lados e livre de defeitos físicos. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lune?

Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. Importante observar que o medicamento pode ter ação por até 8 horas, de modo que, caso você venha fazer uso do medicamento, deve evitar atividades que exijam atenção, habilidades manuais e intelectuais durante este período, pois elas poderão estar prejudicadas. Caso isto venha a acontecer, você deve considerar em não fazer uso da medicação neste dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Lune?

Sinais e sintomas: nos casos de superdose envolvendo o zolpidem em monoterapia ou associado a outros depressores do SNC (Sistema Nervoso Central) (incluindo álcool), foram observados sintomas que variam da perda da consciência ao coma e sintomatologia mais severa, incluindo consequências fatais.

Tratamento: em casos de superdose, medidas sintomáticas e de suporte devem ser utilizadas. Se não houver vantagens no esvaziamento gástrico, deve ser administrado carvão ativado para reduzir a absorção. Se ocorrer estados de excitação, deve ser administrado algum sedativo. A utilização de flumazenil deve ser avaliada nos casos graves, porém a administração de flumazenil pode contribuir no aparecimento de sintomas neurológicos (convulsões). O zolpidem não é dialisável.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Apresentações

Comprimido revestido. Embalagem contendo 30 comprimidos revestidos.

VIA DE ADMINISTRAÇÃO: ORAL

USO ADULTO

Composição

Cada comprimido revestido contém: hemitartarato de zolpidem......................................................................................................................10mg excipientes q.s.p. .......................................................................................................1 comprimido revestido (lactose, celulose microcristalina, amido, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal e opadry branco (hipromelose, dióxido de titânio, macrogol e talco)).

Dizeres legais

Registro M.S. nº 1.7817.0857 Farm. Resp.: Luciana Lopes da Costa - CRF-GO nº 2.757

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.

Registrado por: Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Rua Bonnard (Green Valley I) nº 980 - Bloco 12, Nível 3, Sala A - Alphaville Empresarial – Barueri –SP CEP 06465-134 C.N.P.J.: 61.082.426/0002-07

Fabricado por: Cadila Healthcare Limited. Sarkhej-Bavla N.H. N° 8 A - Moraiya, Tal: Sanand, Ahmedabad 382 210 – Índia Mfg. Lic Nº G/1486

Importado por: Zydus Nikkho Farmacêutica LTDA. Estrada Governador Chagas Freitas, 340 - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ CNPJ: 05.254.971/0001-81

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: