Bula Mirtax
Princípio Ativo: cloridrato de ciclobenzaprina
Para que o Mirtax é indicado?
Como devo usar o Mirtax?
Mirtax é de uso oral. Mirtax é apresentado na forma de comprimidos revestidos de 5 mg e 10 mg de cloridrato de ciclobenzaprina.
Uso AdultoA dose usual é de 20 a 40 mg de cloridrato de ciclobenzaprina, em duas a quatro administrações ao dia (a cada 12 horas ou a cada 6 horas), por via oral.
Limite máximo diárioA dose máxima diária é de 60 mg de cloridrato de ciclobenzaprina. O uso do produto por períodos superiores a duas ou três semanas deve ser feito com o devido acompanhamento médico.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Como o Mirtax funciona?
Tempo médio estimado para início da ação terapêutica: O medicamento tem início de ação em, aproximadamente, 1 hora após a administração.
Quando não devo usar o Mirtax?
Você não deve utilizar Mirtax se:
- tiver alergia à ciclobenzaprina ou a qualquer outro componente da fórmula do produto;
- tiver glaucoma ou retenção urinária;
- estiver no período pós-infarto do miocárdio;
- estiver utilizando medicamentos inibidores da monoaminoxidase ou tiver interrompido o uso desses medicamentos há menos de 14 dias;
- tiver arritmias cardíacas, bloqueio ou distúrbios de condução cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva;
- tiver hipertireoidismo.
O que devo saber antes de usar o Mirtax?
Quais os males que o Mirtax pode me causar?
- sonolência, tontura e boca seca.
- Sistema nervoso central: fadiga, dor de cabeça, confusão, diminuição da acuidade (capacidade) mental, irritabilidade e nervosismo.
- Gastrintestinais: desconforto abdominal, dor abdominal, refluxo, constipação, diarreia, náuseas e sabor desagradável na boca.
- Esquelético e neuromusculares: astenia (perda ou diminuição da força física).
- Oftalmológicos: visão embaçada.
- Respiratórios: faringite e infecções das vias aéreas superiores.
- mal-estar, vômitos, reação alérgica grave, inchaço nos lábios, edema (inchaço) de língua, vasodilatação, arritmias cardíacas, alterações das funções hepáticas, hepatite, icterícia, aumento do tônus muscular, pressão baixa, formigamentos, psicose, epilepsia, síndrome serotoninérgica, manchas na pele, urticária, prurido (coceira), edema (inchaço) facial, rash, aumento da frequência cardíaca, desmaio, perda do apetite, gastrite, flatulência, rigidez muscular, alterações na marcha, disartria (dificuldade da fala), tremores, alucinações, agitação, ansiedade, sudorese, depressão, insônia, visão dupla, ageusia (perda do sentido do paladar), tinitus (zumbido no ouvido) e frequência urinária aumentada e/ou retenção urinária.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Mirtax?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15º C a 30 ºC). Proteger da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento: Mirtax 5 mg é apresentado na forma de comprimido revestido azul claro, redondo, biconvexo, sulcado em uma das faces e com o logo “Aché” na outra face. Mirtax 10 mg é apresentado na forma de comprimido revestido azul, redondo, biconvexo, sulcado em uma das faces e liso na outra face.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Mirtax?
Caso você se esqueça de tomar o Mirtax no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Mirtax?
Os sintomas mais comumente associados à superdose de ciclobenzaprina são sonolência e aumento da frequência cardíaca. Manifestações menos frequentes incluem tremor, agitação, coma, alterações da marcha, pressão alta, confusão mental, tontura, náuseas, vômitos e alucinações. Raramente podem ocorrer dor no peito, arritmias, pressão baixa, epilepsia, Síndrome neuroléptica maligna e parada cardíaca. Alterações no eletrocardiograma (ECG) são indicativos importantes de toxicidade da ciclobenzaprina.
Na eventualidade da ingestão de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais, como pressão arterial, frequência e ritmo cardíacos, frequência respiratória e nível de consciência.
Recomenda-se a realização de lavagem gástrica seguida da utilização de carvão ativado. Em caso de diminuição dos níveis de consciência, deve-se garantir a permeabilidade das vias aéreas antes da lavagem gástrica e a indução de vômitos está contraindicada.
A diálise não é eficaz para retirar a ciclobenzaprina do organismo.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
MIRTAXACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A.Comprimidos revestidos5 mg e 10 mg
A bula é conforme a Resolução-RDC nº 47/2009.
Apresentações:Comprimidos revestidos de 5 mg e 10 mg: embalagens com 4, 15 ou 30 comprimidos.
USO ORALUSO ADULTO
COMPOSIÇÃOCada comprimido revestido de 5 mg contém:Cloridrato de ciclobenzaprina: 5,0 mgExcipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, azul de indigotina laca de alumínio (corante), dióxido de titânio.
Cada comprimido revestido de 10 mg contém:Cloridrato de ciclobenzaprina: 10 mgExcipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, azul de indigotina laca de alumínio (corante), dióxido de titânio.
Composição
Cada comprimido revestido de 5 mg contém: cloridrato de ciclobenzaprina .......................................... 5,0 mg Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, azul de indigotina laca de alumínio (corante), dióxido de titânio.
Cada comprimido revestido de 10 mg contém: cloridrato de ciclobenzaprina ........................................ 10,0 mg Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, azul de indigotina laca de alumínio (corante), dióxido de titânio.
Dizeres legais
Quanto custa o Mirtax?
Tópicos da bula
- Para que o Mirtax é indicado?
- Como devo usar o Mirtax?
- Como o Mirtax funciona?
- Quando não devo usar o Mirtax?
- O que devo saber antes de usar o Mirtax?
- Quais os males que o Mirtax pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Mirtax?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Mirtax?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Mirtax?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?