- Início
- Bulas de A a Z
- Letra P
- Proflam
Bula Proflam
Princípio Ativo: aceclofenaco
Para que o Proflam é indicado?
Proflam® (aceclofenaco) creme é indicado para todo tipo de processos locais dolorosos e inflamatórios, inclusive traumatismos e doenças inflamatórias agudas ou crônicas da musculatura esquelética, como tendinite, tenossinovite, dor articular, luxação, periartrite, distensão, dor lombar e torcicolo.
Como devo usar o Proflam?
Aplicar uma fina camada sobre a área afetada, de acordo com a extensão da mesma, a cada 8 (oito) horas, ou conforme orientação médica. Este produto é de uso exclusivamente externo e não deve ser utilizado sob bandagens oclusivas (curativos fechados). Proflam® (aceclofenaco) creme não deve ser aplicado nos olhos, mucosas ou feridas abertas. Cada grama de Proflam® (aceclofenaco) possui 15 mg de aceclofenaco.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Como o Proflam funciona?
Proflam® (aceclofenaco) creme é uma preparação de uso tópico (local) que contém aceclofenaco. É um medicamento que atua em processos locais dolorosos e inflamatórios pois possui potente atividade analgésica (contra a dor), anti-inflamatória (na inflamação) e antirreumática (nos reumatismos).
Quando não devo usar o Proflam?
Proflam® (aceclofenaco) creme é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes do produto e para aqueles pacientes nos quais o ácido acetilsalicílico e outros agentes anti-inflamatórios não esteroidais desencadeiam ataques de broncoespasmo, urticária ou rinite aguda.
Não é recomendada a aplicação de aceclofenaco se o paciente demonstrar hipersensibilidade (alergia) ao diclofenaco. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O uso deste produto não é recomendado em mulheres grávidas ou nas que estejam amamentando, pois sua segurança não foi bem estabelecida.
O que devo saber antes de usar o Proflam?
Não aplique Proflam® (aceclofenaco) creme nos olhos, mucosas ou feridas abertas. Em áreas com algum processo de irritação cutânea não é aconselhável a aplicação deste produto. Caso ocorra sintomas de irritação local, a aplicação deste produto deve ser suspensa. Recomenda-se a não exposição solar da área tratada para se evitar reações de fotossensibilidade (sensibilização pela luz solar).
Uso durante a gravidez e lactação:
O uso deste produto não é recomendado em mulheres grávidas ou nas que estejam amamentando, pois sua segurança não foi bem estabelecida.
Uso pediátrico:
A segurança e a eficácia do produto não foram estabelecidas em crianças.
Este produto é recomendado para uso exclusivamente local (tópico) e não deve ser ingerido por via oral. Portanto, se ocorrer a ingestão de grandes quantidades do produto, procure o médico. O tratamento é feito de acordo com os sintomas que forem surgindo. Proflam® (aceclofenaco) creme não deve ser utilizado sob bandagens ou curativos.
Interações Medicamentosas:
Não se conhecem dados sobre a interação do aceclofenaco com outros fármacos. Porém, é conveniente tomar precauções se o paciente se encontra sob tratamento com outros medicamentos, especialmente se contiverem lítio, digoxina, anticoagulantes orais, diuréticos ou analgésicos.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Quais os males que o Proflam pode me causar?
Em alguns casos, descreve-se irritação ligeira ou moderada acompanhada de enrijecimento (endurecimento) local e prurido (coceira) de intensidade leve, que desaparecem com a interrupção do tratamento. Em casos isolados, observaram-se reações de fotossensibilidade (sensibilidade à luz solar).
Informe a seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Proflam?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15°C e 30° C).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Aspecto físico e características organolépticas: Creme homogêneo de cor branca, isento de partículas estranhas.
As características especiais do Proflam® creme são consequência da tecnologia DIFUCREM. DIFUCREM é uma tecnologia galênica especialmente desenvolvida para a aplicação do Proflam® creme por via tópica. Esta tecnologia otimiza a relação entre as fases aquosa e orgânica, possibilitando uma emulsão com a mínima quantidade necessária de componentes graxos.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Proflam?
Use a medicação assim que se lembrar de que esqueceu uma aplicação. Se o horário estiver próximo ao que seria a aplicação seguinte, pule a aplicação perdida e siga o horário das outras aplicações normalmente.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Proflam?
Este medicamento é exclusivamente de uso local (tópico) e não deve ser ingerido em nenhuma condição. Porém, se ocorrer ingestão acidental deste produto, especialmente em grandes quantidades, procure imediatamente orientação médica. O tratamento deverá ser realizado de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Apresentações
Creme 15 mg/g. Embalagem contendo 1 bisnaga com 30 g.
Composição
Cada grama de Proflam® (aceclofenaco) contém:
aceclofenaco...............................................................15 mg
excipientes q.s.p...............................................................1 g
Excipientes: palmitato de sorbitana, álcool cetoestearílico, petrolato líquido, metilparabeno, propilparabeno e água deionizada.
Dizeres legais
M.S.: 1.0043.0817
Farm. Resp.: Dra. Maria Benedita Pereira - CRF-SP 30.378
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 17/10/2017.
Marca registrada sob licença de: Almirall S.A.
Fabricado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Rod. Pres. Castello Branco, Km 35,6 - Itapevi - SP
Registrado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Av. Vereador José Diniz, 3.465 - São Paulo - SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92 - Indústria Brasileira
Quanto custa o Proflam?
Tópicos da bula
- Para que o Proflam é indicado?
- Como devo usar o Proflam?
- Como o Proflam funciona?
- Quando não devo usar o Proflam?
- O que devo saber antes de usar o Proflam?
- Quais os males que o Proflam pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Proflam?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Proflam?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Proflam?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?