- Início
- Bulas de A a Z
- Letra S
- Sabiril
Bula Sabiril
Princípio Ativo: Vigabatrina
Para que o Sabiril é indicado?
Como devo usar o Sabiril?
- 10 a 15 kg: 1 a 2 comprimidos/dia: 0,5 – 1 g/dia
- 15 a 30 kg: 2 a 3 comprimidos/dia: 1 – 1,5 g/dia
- 30 a 50 kg: 3 a 6 comprimidos/dia: 1,5 – 3 g/dia
- > 50 kg: 4 a 6 comprimidos/dia: 2 – 3 g/dia
Como o Sabiril funciona?
Quando não devo usar o Sabiril?
O que devo saber antes de usar o Sabiril?
Quais os males que o Sabiril pode me causar?
Dados coletados de farmacovigilância sugerem que aproximadamente 1/3 dos pacientes que realizam tratamento com vigabatrina desenvolvem alterações no campo visual.
Os efeitos indesejáveis relatados foram principalmente no sistema nervoso central tais como: sedação, sonolência, cansaço e concentração prejudicada. Os efeitos adversos mais comumente relatados em crianças foram excitação e agitação. A incidência destes efeitos indesejáveis foram geralmente mais frequentes no início do tratamento, diminuindo por sua vez com o tempo.
Alguns pacientes podem apresentar um aumento na frequência das convulsões, incluindo estado epiléptico durante o tratamento com vigabatrina. Pacientes com convulsões caracterizadas por contrações muito breves de um músculo único ou grupo de músculos podem estar particularmente susceptíveis a este efeito. Casos de reinício de contrações breves, assim como exacerbação dos pré-existentes podem ocorrer raramente.
- Reação muito comum: (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação comum: (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação incomum: (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação rara: (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação muito rara: (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
- Reação desconhecida: (não pode ser estimada por dados disponíveis).
A diminuição observada nos níveis das enzimas ALT e AST, do fígado, é considerada como sendo resultante da inibição dessas enzimas pela vigabatrina.
Foram descritos raros casos de sedação acentuada, sonolência anormal e confusão associada com alterações no eletroencefalograma imediatamente após introdução da terapia com vigabatrina. Estes casos foram reversíveis, após redução ou interrupção da vigabatrina.
Reações psiquiátricas foram relatadas durante a terapia com vigabatrina. Essas reações ocorreram em pacientes com e sem histórico psiquiátrico e foram geralmente reversíveis quando as doses de vigabatrina foram reduzidas ou gradualmente descontinuadas. A depressão foi uma reação psiquiátrica comum em estudos realizados com o medicamento e raramente foi necessário interromper a vigabatrina.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Sabiril?
SABRIL deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da luz.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento Comprimido revestido oval, biconvexo, branco a quase branco, com sulco em uma das faces na outra face com gravação "SABRIL".
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Sabiril?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Sabiril?
Sintomas Foram relatados casos de superdose com vigabatrina. Comumente os casos de superdose relatados foram com doses de 7,5 a 30 g, e em alguns casos até 90 g. Aproximadamente metade dos casos envolvia várias drogas. Os sintomas incluíram principalmente sonolência e coma. Outros sintomas menos frequentes incluíram tontura, dor de cabeça, psicose, dificuldade respiratória ou parada respiratória, diminuição da frequência cardíaca, pressão baixa, agitação, irritabilidade, confusão, alteração no comportamento e desordens na fala, nenhum dos casos resultando em óbito do paciente.
Tratamento Não há antídoto específico. Recomendam-se as medidas usuais de suporte. Devem ser consideradas medidas para remover a droga não absorvida. O carvão ativado não mostrou adsorção significante à vigabatrina. A eficácia da hemodiálise para o tratamento de superdose com vigabatrina é desconhecida.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientação.
Apresentações
Composição
Dizeres legais
Quanto custa o Sabiril?
Tópicos da bula
- Para que o Sabiril é indicado?
- Como devo usar o Sabiril?
- Como o Sabiril funciona?
- Quando não devo usar o Sabiril?
- O que devo saber antes de usar o Sabiril?
- Quais os males que o Sabiril pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Sabiril?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Sabiril?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Sabiril?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?