Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula Sal de Fruta ENO

Princípio Ativo: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o Sal de Fruta ENO é indicado?

Sal de Fruta ENO é indicado para alívio de azia, má digestão e outros transtornos estomacais, tais como excesso de acidez do estômago e indigestão ácida.

Como devo usar o Sal de Fruta ENO?

Quando os sintomas ocorrerem, você deve dissolver 5g (conteúdo de 1 envelope ou 1 colher de chá) de Sal de Fruta Eno em um copo pequeno de água (200 ml) em temperatura ambiente, esperar completar a efervescência e beber de uma vez, podendo repetir o uso após 2 horas, se necessário. Você não deve ultrapassar a dose diária máxima recomendada, de 2 envelopes ou 2 colheres de chá deste medicamento a cada 24 horas. Para esta dose, o período máximo de uso é de 14 dias. Siga corretamente o modo de usar. Em casos de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Como o Sal de Fruta ENO funciona?

Os componentes do Sal de Fruta Eno, quando dissolvidos em água, reagem entre si, produzindo um sal de efeito antiácido, capaz de iniciar a redução da acidez do estômago em 6 segundos.

Quando não devo usar o Sal de Fruta ENO?

Você não deve tomar este medicamento se tiver história de alergia a quaisquer componentes da fórmula, se tiver pressão alta, problemas no fígado, coração ou rins ou se seguir uma dieta restrita em sódio. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.

O que devo saber antes de usar o Sal de Fruta ENO?

Você não deve tomar mais do que a dose máxima diária recomendada de 2 envelopes ou 2 colheres de chá deste medicamento a cada 24 horas e não deve utilizar este medicamento por mais de 14 dias seguidos. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure seu médico. É importante atentar para o conteúdo de sódio deste medicamento, que equivale a 0,85g a cada 5g de pó efervescente. Este medicamento reduz a acidez do estômago e pode interferir na absorção de outros medicamentos, que devem ser tomados em horário diferente. Se você está grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de utilizar este medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Quais os males que o Sal de Fruta ENO pode me causar?

Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis não sérias, tais como eructação (arroto), flatulência (gases), distensão abdominal e irritação gastrointestinal. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Sal de Fruta ENO?

Você deve conservar Sal de Fruta Eno em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Sal de Fruta Eno é um pó efervescente solúvel em água. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Sal de Fruta ENO?

Você deve usar este medicamento apenas quando os sintomas ocorrerem. Não tome a segunda dose com menos de 2 horas após a tomada da primeira dose e não exceda a dose máxima diária recomendada. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Sal de Fruta ENO?

A superdosagem moderada e aguda pode causar eructação (arrotos) e distúrbios gastrointestinais. O tratamento seria a retirada do produto e medidas sintomáticas, como apropriado. A superdosagem aguda grave pode levar à sobrecarga de sódio (hipernatremia e hiperosmolaridade) e à alcalose metabólica, que pode causar agitação, fraqueza, sede, diminuição da salivação, tontura, dor de cabeça e risco de hipotensão e taquicardia. O tratamento consiste principalmente na correção do equilíbrio hidroeletrolítico. A ingestão significativa de pó efervescente puro pode causar irritação gástrica, liberação de gás e risco de perfuração estomacal. O tratamento consiste em medidas de suporte sintomático em geral. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Apresentações

Pó efervescente em envelopes de 5g e frascos de 100g. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

Composição

  • Sal de Fruta Eno: bicarbonato de sódio (2,30g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,20g).
  • Sabor guaraná: bicarbonato de sódio (2,24g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,13g), sacarina sódica, aroma guaraná e corante caramelo.
  • Sabor laranja: bicarbonato de sódio (2,15g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,15g), ciclamato de sódio, aroma laranja e FD&C amarelo Nº 6 (CI 15985).
  • Sabor limão: bicarbonato de sódio (2,31g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,13g), sacarina sódica, aroma limão e amarelo de quinolina.
  • Sabor abacaxi: Cada 5g de pó efervescente contém: bicarbonato de sódio (2,28g), carbonato de sódio (0,49g), ácido cítrico (2,17g), sacarina sódica, aroma abacaxi, maltodextrina e amarelo de quinolina.
  • Sabor tutti-frutti: bicarbonato de sódio (2,24g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,13g), sacarina sódica, maltodextrina, sabor artificial de frutas e corante vermelho FD&C nº40 (CI 16035).

Dizeres legais

MS 1.0107.0056 Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ 18875. Fabricado por: GlaxoSmithKline Argentina S.A, Buenos Aires – Argentina. Importado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda., Estrada dos Bandeirantes, 8464 Rio de Janeiro – RJ. CNPJ 33.247.743/0001-10. Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica. Esta bula foi notificada a ANVISA em Out/ 2019. Marcas registradas são propriedades ou licenciadas pela GSK. ©2019 GSK ou licenciador. SAC 0800 021 1529

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: