- Página Inicial
- Bulas de A a Z
- Letra S
- Silimalon 140
Tamanho do texto
Tamanho do texto
Bula Silimalon 140
Princípio Ativo: Silimarina + Racemetionina
Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.
Para que o Silimalon 140 é indicado?
Silimalon® 140 é uma associação de silimarina e a racemetionina (DL-metionina). Ele se destina ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados por agressões ao fígado. Tais agressões podem ser de origem alimentar (dietas gordurosas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas), medicamentosa ou infecciosa.
Como devo usar o Silimalon 140?
Os comprimidos de Silimalon® 140 devem ser ingeridos com um pouco de água ou outro líquido na dose e horários recomendados pelo seu médico. O intervalo entre as duas doses diárias deve ser de 8-12 horas.Posologia: A dose de Silimalon® 140 deve ser ajustada individualmente. As doses aqui recomendadas servem como uma orientação inicial, mas poderão ser modificadas pelo seu médico, de acordo com a necessidade do paciente.Adultos: A dose média recomendada é de 1 a 2 comprimidos duas vezes ao dia, por 30 dias. A dose máxima diária não deve exceder a 6 comprimidos.Este produto é contraindicado para crianças.Este medicamento é contraindicado para pessoas com insuficiência renal crônica.Não há advertências ou recomendações especiais, sobre o uso do produto por pessoas idosas.Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Como o Silimalon 140 funciona?
Silimalon® 140 tem ação antioxidante e combate os radicais livres que agridem as células do fígado; protege as membranas destas células e reduz a absorção de substâncias tóxicas, como as derivadas do álcool, medicamentos e produtos químicos; auxilia na redução dos lipídeos totais, dos triglicerídeos e do colesterol e previne o acúmulo de gordura no fígado; reduz os processos inflamatórios e auxilia na recuperação de lesões causada por infecções do fígado; auxilia, também, na prevenção da cirrose e estimula a produção de proteínas, facilitando a regeneração das células. Desta forma, Silimalon® 140 protege o fígado de agressões e favorece sua recuperação.
Quando não devo usar o Silimalon 140?
Silimalon® 140 é contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou que já tenham apresentado alergia a componentes de outras espécies da Família Asteraceae (família de plantas da qual a silimarina é extraída).Pacientes com doença renal crônica: Em pessoas com insuficiência renal crônica, a metionina pode se acumular no organismo. Portanto, Silimalon® 140 é contraindicado para pessoas com insuficiência renal crônica.Este medicamento é contraindicado para uso por pessoas com insuficiência crônica e também em portadores de insuficiência hepática grave.Crianças: Não foram realizados, até o momento, estudos específicos com silimarina e racemetionina em crianças para o estabelecimento da segurança de seu uso neste grupo de indivíduos. Portanto, Silimalon® 140 é contraindicado para crianças.Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.
O que devo saber antes de usar o Silimalon 140?
Precauções e Advertências: Em função da farmacodinâmica da metionina, em tratamentos prolongados ou com posologias muito superiores às recomendadas, Silimalon® 140 deve ser administrado com cautela, considerando o risco/beneficio, a pacientes com:
- acidose metabólica (distúrbio causado por uma perda excessiva de bicarbonato no sangue), pois a metionina pode agravar a acidose metabólica;
- hiper-homocisteinemia ou hemocistinúria (conjunto de alterações metabólicas que culminam na elevação da homocisteína no sangue), pois doses de metionina que excedam 1g/dia podem causar aumento da homocisteína no sangue;
- história de insuficiência hepática (da função do fígado) e com grave insuficiência hepática, pois a metionina, para outros usos que não sejam de emergência, pode agravar a toxemia hepática (intoxicação resultante do acúmulo excessivo de toxinas endógenas ou exógenas no sangue);
- dieta lipoproteica (baixo teor de proteínas) rigorosa, pois, nesta situação, a metionina pode promover depleção da glicina (um aminoácido não essencial).
Quais os males que o Silimalon 140 pode me causar?
Reações adversas: De modo geral, Silimalon® 140 é bem tolerado e as reações indesejáveis observadas com o uso da silimarina e da racemetionina foram, quase sempre, raras, não graves e desapareceram com a suspensão do tratamento.
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): náuseas, vômitos e diarreia.
- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, sensação de má digestão / estômago cheio, dor abdominal e reações alérgicas na pele (vermelhidão / placas avermelhadas, coceira).
- Reação rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): tontura e alteração da pressão arterial (alta ou baixa).
- Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação alérgica intensa (inchaço dos olhos, lábios e língua; vermelhidão/ placas avermelhadas intensas, em todo o corpo e/ou dificuldade para respirar).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Silimalon 140?
Silimalon® 140 deve ser guardado na sua embalagem original, temperatura entre 15° e 30°C, protegido da umidade e luz solar direta. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação.Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.Características físicas e organolépticas: Silimalon® 140 é um comprimido revestido oblongo, de cor laranja e com odor característico.Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Silimalon 140?
Caso você se esqueça de tomar este medicamento no horário receitado pelo seu médico, tome-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima e, então, volte a toma-lo de acordo com o esquema de doses receitado pelo seu médico. Não tome uma dose dupla do medicamento para compensar a dose esquecida.Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Silimalon 140?
Até o momento, não existem relatos de casos de uso de uma quantidade maior deste medicamento do que a indicada. Entretanto, na eventualidade de uma superdose, o paciente poderá apresentar náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, irritabilidade ou sonolência.Até a obtenção de socorro médico, as seguintes medidas de urgência devem ser tomadas: não provocar vômito, lavar e enxaguar a boca do paciente para retirar qualquer resto de vômito e administrar 5 ml por kg de peso corporal (até 200 ml) de água para diluição do que já foi engolido. Se o paciente ainda estiver vomitando, ponha-o sentado, com o tronco e a cabeça inclinados para frente ou, se ele não estiver totalmente consciente, coloque-o deitado de lado (lado esquerdo), com a cabeça mais baixa que o resto do corpo, se possível, para manter a via aérea aberta e prevenir aspiração do vômito para o pulmão. Mantenha-o quieto. O tratamento básico consiste em estabelecer uma via aérea desobstruída (orofaríngea ou nasofaríngea), se necessário.Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Embalagens contendo 20 e 30 comprimidos.USO ORALUSO ADULTO
Composição
Cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Silybum marianum (L. Gaertn.) ..................................................................... 215,385 mg (1)racemetionina ................................................................................................................................. 100 mg Excipientes q.s.p. .............................................................................................................. 1 comprimido(1) Equivalente a 140 mg de silimarina.(2) Excipientes: celulose microcristalina, amido, crospovidona, povidona, laurilsulfato de sódio, dióxido de silício, aroma da baunilha, estearato de magnésio e opadry laranja (hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, vanilina e corante FD&C yellow #6).
Dizeres legais
Nº de Registro M.S. 1.5651.0077Farmacêutica Responsável: Letícia Azadinho AmorimCRF-RJ no 18.465Fabricado por: ZYDUS NIKKHO FARMACÊUTICA LTDA. Rua Jaime Perdigão, 431/445 – Ilha do Governador Rio de Janeiro / RJ – Brasil CNPJ: 05.254.971/0008-58 INDÚSTRIA BRASILEIRARegistrado por: ZYDUS NIKKHO FARMACÊUTICA LTDA. Estrada Governador Chagas Freitas, 340 – Ilha do Governador. Rio de Janeiro / RJ – Brasil CNPJ: 05.254.971/0001-81Serviço de Atendimento ao Cliente 0800 282 99 11VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.Esta bula foi aprovada pela Anvisa em 19/08/2019.
Quanto custa o Silimalon 140?
Tópicos da bula
Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação:
- Para que o Silimalon 140 é indicado?
- Como devo usar o Silimalon 140?
- Como o Silimalon 140 funciona?
- Quando não devo usar o Silimalon 140?
- O que devo saber antes de usar o Silimalon 140?
- Quais os males que o Silimalon 140 pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Silimalon 140?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Silimalon 140?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Silimalon 140?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?