Tamanho do texto
Tamanho do texto
Bula Trol
Princípio Ativo: Cloridrato de tramadol
Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.
Para que o Trol é indicado?
Trol é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.
Como devo usar o Trol?
Sempre tome este medicamento exatamente como orientado pelo seu médico. Se tiver dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico. A dose deve ser ajustada à intensidade da sua dor e sua sensibilidade individual à dor. Em geral a menor dose analgésica deve ser tomada. Não tome mais que 400 mg de cloridrato de tramadol por dia, exceto se seu médico instruir você a fazer isto.O tempo total de liberação do princípio ativo é de aproximadamente 12 horas.
- Adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade: Um comprimido de Trol 100 mg duas vezes ao dia (equivalente a 200 mg de cloridrato de tramadol por dia), preferivelmente de manhã e à noite. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 150 mg ou 200 mg duas vezes ao dia (equivalente a 300 mg – 400 mg de cloridrato de tramadol por dia).
- Crianças: Trol não é adequado para crianças abaixo de 12 anos de idade.
- Pacientes idosos: Em pacientes idosos (acima de 75 anos) a excreção de tramadol pode ser atrasada. Se isto é aplicável a você, seu médico pode recomendar um intervalo prolongado entre as doses.
- Insuficiência hepática ou renal grave/pacientes em diálise: Pacientes com insuficiência hepática e/ou renal não devem tomar Trol. Se no seu caso a insuficiência é leve ou moderada, seu médico pode recomendar um intervalo maior entre as doses.
Como o Trol funciona?
O cloridrato de tramadol, a substância ativa do Trol é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema nervoso central. Desta forma alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.
Quando não devo usar o Trol?
Não tome Trol:
- se você é alérgico ao tramadol ou a qualquer componente do medicamento;
- em intoxicação aguda com álcool, pílulas para dormir, analgésicos ou outras drogas psicotrópicas (medicamentos que afetam o humor e as emoções);
- se você também está tomando inibidores da MAO (certos medicamentos usados para o tratamento da depressão) ou tiver tomado nos últimos 14 dias antes do tratamento com Trol;
- se você é epilético e suas crises de convulsão não estão controladas adequadamente por tratamento;
- como um substituto na abstinência de narcóticos.
O que devo saber antes de usar o Trol?
Advertências e PrecauçõesConverse com o seu médico antes de tomar Trol:
- se você pensa que é viciado em outros analgésicos (opioides);
- se você sofre de transtornos de consciência (se você sente que vai desmaiar);
- se você está em estado de choque (suor frio pode ser um sinal disto);
- se você sofre de aumento da pressão no cérebro (possivelmente após um dano na cabeça ou doença cerebral);
- se você tiver dificuldade para respirar;
- se você tiver uma tendência à epilepsia ou convulsões, porque o risco de uma convulsão pode aumentar;
- se você sofre de uma doença do fígado ou rim.
- carbamazepina (para convulsões epilépticas);
- ondansetrona (prevenir náusea).
- se você estiver tomando tranquilizantes, pílulas para dormir, outros analgésicos tais como morfina e codeína (também um medicamento para tosse), e álcool enquanto você estiver tomando Trol. Você pode sentir sonolência ou sentir que você pode desmaiar. Se isto acontecer informe seu médico.
- se você estiver tomando medicamentos que podem causar convulsão, tais como antidepressivos ou antipsicóticos. O risco de ter uma convulsão pode aumentar se você tomar Trol ao mesmo tempo. Seu médico dirá se Trol é adequado para você.
- se você estiver tomando certos antidepressivos. Trol pode interagir com estes medicamentos e você pode experimentar sintomas tais como contrações musculares involuntárias, rítmicas, incluindo os músculos que controlam o movimento dos olhos, agitação, suor excessivo, tremor, exageração dos reflexos, tensão muscular aumentada, temperatura do corpo acima de 38 °C.
- se você estiver tomando anticoagulantes cumarínicos (medicamentos para “afinar” o sangue), por exemplo, varfarina, junto com Trol. O efeito destes medicamentos na coagulação do sangue pode ser afetado e pode ocorrer sangramento.
Quais os males que o Trol pode me causar?
Como todos os medicamentos, este pode causar efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os tenham. As reações citadas respeitam o seguinte critério de frequência:
- Reação muito comum: ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação comum: ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação incomum: ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação rara: ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Reação muito rara: ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento.
- Desconhecido: a frequência não pode ser estimada dos dados disponíveis
- Rara: reações alérgicas (por exemplo, dificuldade em respirar, respiração ruidosa, inchaço da pele) e choque (falha súbita da circulação) ocorreram em casos muito raros.
- Incomum: efeitos no coração e circulação sanguínea (palpitação, batimento acelerado do coração, sentimento de desmaio ou colapso). Estes efeitos adversos podem particularmente ocorrer em pacientes na posição em pé ou sob estresse físico.
- Rara: batimento cardíaco lento.
- Rara: aumento na pressão sanguínea.
- Muito comum: tontura.
- Comum: dor de cabeça, sonolência.
- Rara: sensações anormais (p. ex. coceira, formigamento, dormência), tremor, convulsões epilépticas, contrações musculares, movimento descoordenado, perda transitória da consciência (síncope), transtornos da fala. Convulsões epilépticas ocorreram principalmente em altas doses de tramadol ou quando tramadol foi tomado ao mesmo tempo que outros medicamentos que podem induzir convulsão.
- Rara: alterações no apetite.
- Rara: alucinação, estado confusional, transtornos do sono, delírio, ansiedade e pesadelos. Queixas psicológicas podem aparecer após o tratamento com Trol. Sua intensidade e natureza pode variar (de acordo com a personalidade do paciente e duração da terapia). Isto pode aparecer como uma alteração no humor (muitas vezes muito bom humor, ocasionalmente humor irritado), alterações na atividade (usualmente supressão, ocasionalmente aumento) e percepção cognitiva e sensorial diminuída (alterações nos sentidos e reconhecimento, que podem levar a erros em julgamento). Pode ocorrer dependência da droga.
- Rara: visão borrada, constrição da pupila (miose), dilatação excessiva das pupilas (midríase).
- Rara: respiração lenta, encurtamento da respiração (dispneia). Piora da asma foi relatada, entretanto não foi estabelecido se foi causada pelo tramadol. Se as doses recomendadas são excedidas, ou se outros medicamentos que deprimem a função cerebral são tomados ao mesmo tempo, a respiração pode ficar mais lenta.
- Muito comum: náusea.
- Comum: constipação, boca seca, vômito.
- Incomum: urgência para vomitar (tentar vomitar sem conseguir), problema de estômago (p. ex. sentimento de pressão no estômago, distensão abdominal), diarreia.
- Comum: sudorese (hiperidrose).
- Incomum: reações da pele (p. ex. coceira, erupção da pele).
- Rara: músculos fracos.
- Muito rara: enzima hepática aumentada.
- Rara: passagem da urina com dificuldade ou dor, passagem de menos urina que o normal (disúria).
- Comum: fadiga.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Trol?
Cuidados de armazenamento Trol deve ser armazenado em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC) e protegido da luz e umidade. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.Aspecto físico/Características organolépticasTrol é um comprimido revestido circular, biconvexo, branco, sem sulco. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Trol?
Se você esquecer de tomar os comprimidos é provável que a dor volte. Não tome uma dose dupla para compensar as doses individuais esquecidas, simplesmente continue tomando os comprimidos como antes. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Trol?
Se você tiver tomado uma dose adicional por engano, esta geralmente não tem efeitos negativos. Você deve tomar a próxima dose como prescrita. Após tomar doses muito altas, podem ocorrer pupilas muito contraídas, vômito, queda da pressão sanguínea, batimento cardíaco acelerado, colapso, distúrbios de consciência podendo levar ao coma, convulsões e depressão respiratória até parada respiratória. Em tais casos um médico deve ser chamado imediatamente.Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Embalagem contendo 10 comprimidos revestidos de liberação prolongada de cloridrato de tramadol 100 mg. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS DE IDADE
Composição
Cada comprimido revestido de liberação prolongada contém: cloridrato de tramadol.........................................................100 mg excipiente q.s.p....................................................................1 comprimido revestido de liberação prolongada Excipientes: celulose microcristalina, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e hipromelose branca.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA.Nº do lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho.MS: 1.0372.0297Farm. Resp.: Dra. Silmara Souza Carvalho Pinheiro.CRF-SP n° 37.843Registrado por: Supera Farma Laboratórios S.A. Avenida das Nações Unidas, 22532, bloco 1, Vila Almeida – São Paulo – SP. CNPJ: 43.312.503/0001-05 Indústria Brasileira Fabricado por: CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. Rod. Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira - SP Comercializado por: Supera RX Medicamentos Ltda. Pouso Alegre – MG.Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 06/02/2020.
Quanto custa o Trol?
Tópicos da bula
Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação:
- Para que o Trol é indicado?
- Como devo usar o Trol?
- Como o Trol funciona?
- Quando não devo usar o Trol?
- O que devo saber antes de usar o Trol?
- Quais os males que o Trol pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Trol?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Trol?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Trol?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?